A maior parte das pessoas deseja saber como diminuir o estresse para viver melhor. Afinal, diversos fatores podem causar ansiedade e esgotamento mental, como problemas familiares, o trabalho e até a agitada vida nas cidades.
Porém, de acordo com pesquisas científicas, é possível atenuar essas sensações negativas com algumas medidas e comportamentos. Confira algumas dicas e viva melhor!
1. Como diminuir o estresse pela meditação?
Não sabe como diminuir o estresse? Comece a meditar, pois isso irá mudar algumas áreas cerebrais garantindo mais motivação para enfrentar o dia a dia. É isso o que aponta um estudo da Universidade Carnegie Mellon.
Para fazer a pesquisa, os participantes foram divididos em dois grupos: um que praticava a verdadeira meditação e outro que só usava técnicas de relaxamento. Ao final do experimento, o primeiro havia reduzido problemas com doenças inflamatórias, além de ter melhorado áreas cerebrais responsáveis pelo foco e calma.
Apesar de ser uma prática asiática, a meditação se popularizou no Ocidente na década de 1960. A atividade envolve em se concentrar em si mesmo, prestando atenção na própria respiração. É, portanto, uma forma de se desconectar do mundo exterior.
2. Fazer uma pausa é necessário
É bem provável que você já deve percebido que se distanciar de um problema ou dificuldade ajuda a se sentir melhor, não é mesmo? Embora isso não possa ser feito sempre, é interessante pensar em alternativas para adotar a prática.
De acordo com a British Heart Foundation, quando as pessoas se sentem pressionadas e tensas, elas devem parar um pouco. Além de garantir mais disposição, essa atitude ajuda a prevenir problemas cardíacos.
Mesmo que a pausa seja rápida, ela já é válida. Em um conflito ou tarefa difícil, por exemplo, vale a pena dar uma volta ou andar um pouco ao ar livre.
3. Relaxar a musculatura pode ajudar
Em 2014, o Journal of Nursing and Health Science publicou um estudo sobre como ajudou a equipe de enfermagem a relaxar. Segundo o experimento, depois que os profissionais adotaram um programa de relaxamento muscular, eles passaram a se sentir melhor.
Agora que você já sabe como diminuir o estresse, que tal colocar essas dicas em prática? Assim, você conseguirá viver de maneira mais tranquila e feliz!
Gostou deste conteúdo? Confira mais posts como esse sobre vida saudável no blog da Bemol!