A dor nas costas é mais comum do que muita gente imagina. Segundo uma pesquisa realizada em 2018, pelo Hospital das Clínicas de São Paulo, quatro em cada dez pessoas se queixam de dores na região da coluna. Muitas vezes, a causa desse mal pode estar relacionada à má postura, mas, também pode indicar doenças sérias, por isso, é importante ficar de olho nos sintomas de problema na coluna.
Confira a lista dos principais sinais e o que eles podem indicar!
Quais são os sintomas de problema na coluna?
Normalmente, os sintomas de problemas na coluna são mais genéricos. Isso pode fazer com que as pessoas confundam os sinais com o cansaço do dia a dia.
Mas, os desconfortos devem ser levados a sério, além disso, é importante lembrar que a automedicação pode mascarar os indícios. Ou seja, se você tem dores frequentes, evite tomar relaxante muscular, anti-inflamatório, etc. sem o acompanhamento de um médico.
O melhor, primeiramente, é prestar atenção aos sinais, que podem ser:
- dor ou formigamento nas costas (seja apenas de um lado, no meio ou na região na lombar);
- dor de cabeça;
- sensação de fraqueza dos músculos;
- dor nas pernas ou nos braços e ombros;
- dor nas costas com aperto no peito;
- dor nos pés.
As causas das dores na coluna
Os desconfortos na coluna podem indicar uma série de problemas. Os mais recorrentes são a má postura, movimentos repetitivos e carga de peso no trabalho. Aliás, a dor nas costas é um dos principais causadores de afastamento de milhões de profissionais no Brasil.
Para se ter uma ideia, em 2016, 116 mil pessoas foram afastadas de suas funções, de acordo com dados do INSS. Fora essas grandes causas, as dores ainda podem indicar:
- doenças do coração;
- problemas respiratórios;
- úlcera;
- tumores nas costas ou no pâncreas;
- cólica renal, entre outros.
Como prevenir as dores nas costas?
Se você costuma ter um dos seis sintomas que listamos aqui, o certo é procurar ajuda médica o mais rápido possível.
No caso de diagnósticos mais frequentes e, ao mesmo tempo, menos graves, como, por exemplo, má postura — vale prestar atenção ao modo como você se senta, anda, deita, dorme e, também, se não está carregando muito peso na bolsa.
Em muitos dos casos mais simples, também vale a prática de exercícios físicos e o estilo de vida saudável como um todo. Não deixe de consultar o seu médico, investigar os sintomas de problema na coluna e cuidar da sua saúde.
Gostou deste artigo? Se você tiver alguma dúvida ou sugestão de assunto para falarmos, fique à vontade e comente aqui embaixo. Não deixe de conhecer mais do blog Bemol Farma e conferir mais dicas de saúde e bem-estar!