Você já ouviu falar que muitas doenças do passado não existem mais? Saiba que, na verdade, elas continuam existindo, mas, devido às vacinas, elas estão controladas. Essa é a importância da vacinação: manter doenças sob controle. Neste artigo, você saberá mais sobre a vacinação, como são feitas e por que são tão essenciais para a saúde mundial.
Como a vacina atua no corpo?
Seja por injeção ou via oral, as vacinas possuem uma baixa quantidade de germes ou vírus que agem para estimular nosso organismo a combater a doença. Essa pequena porcentagem de vírus é o que faz o sistema imunológico produzir anticorpos que combaterão a doença.
Quando somos infectados por um vírus pela primeira vez, nossos corpos já estão preparados para combatê-lo criando anticorpos. O problema é que o tempo não é suficiente para que o vírus da doença se manifeste, o que acaba levando a enfermidade.
A importância da vacinação é que, quando o corpo recebe o vírus em pequena quantidade (ou mortos) as defesas do nosso corpo terão tempo suficiente para produzir esses anticorpos, criando a imunidade. Ou seja, se você for infectado, os anticorpos vão reconhecer o vírus invasor rapidamente e vão se multiplicar para eliminá-lo.
Como são feitas as vacinas?
Para entender melhor a importância da vacinação, saber como elas são feitas também é necessário, uma vez que muitas pessoas se perguntam se elas são seguras.
A fase inicial da elaboração da vacina é onde acontecem as pesquisas em laboratório. Ou seja, quando os cientistas e pesquisadores especialistas e qualificados procuram identificar antígenos (substâncias que desencadeiam a produção de anticorpos) naturais ou sintéticos.
A segunda fase se chama “Fase pré-clínica”, em que os profissionais fazem experimentos in vitro em células e tecidos de animais com o objetivo de analisar a segurança e eficácia da vacina. Dependendo da reação obtida, sabe-se como o organismo humano pode reagir a vacina.
É aqui que a vacina também passa a ser aplicada em um grupo de humanos voluntários, como teste, e pode ser aprovada ou reprovada.
Na terceira etapa, a instituição científica, ou empresa patrocinadora, elabora a descrição dos processos de fabricação e divulga os resultados obtidos ao órgão regulador (aqui no Brasil, a Anvisa). Caso seja aprovada pelo órgão regulamentador, a vacina passa a ser aplicada na população.
Afinal, qual é a importância da vacinação?
O principal motivo para todos se vacinarem é que ela salva vidas, uma vez que muitas doenças como poliomielite, meningite e sarampo, além do próprio coronavírus, são extremamente graves e podem, de fato, ser fatais.
Quando você se vacina, protege não apenas você mesmo, mas, sim, amigos e família. Isso porque quanto mais pessoas vacinadas, menor será a taxa de contágio e as chances de transmissão do vírus.
Ao estar vacinado, você também evita o uso de antibióticos para tratar infecções graves, reduzindo as chances do seu corpo criar resistência a esses medicamentos.
Vacine-se com a Bemol Farma!
Agora que você já sabe a importância da vacinação, aproveite para colocar suas vacinas em dia com o programa de vacinação da Bemol Farma! Possuímos todas as que estão disponíveis no calendário de vacinação do Ministério da Saúde.