Você sabia que, no Brasil atual, os homens vivem sete anos a menos do que as mulheres? Os dados são do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apresentados em 2019. Uma das possíveis causas dessa desigualdade é a falta de consciência sobre a saúde do homem.
O que acontece é que, muitas vezes, o público masculino deixa de realizar exames médicos, o que acaba impactando na qualidade e até mesmo na expectativa de vida. Para reverter esse quadro, confira quais são os cuidados básicos de saúde masculina!
Quais são os exames de rotina para avaliar a saúde do homem?
O check-up masculino, basicamente, é composto por exames médicos preventivos. O bacana é que muitos deles podem ser feitos pelo próprio SUS (Sistema Único de Saúde), ou seja, gratuitamente. Veja quais são as análises essenciais:
Exame da Próstata
A partir dos 45 anos de idade, os homens devem fazer o exame da próstata. Só para esclarecer, essa glândula fica localizada abaixo da bexiga. Já a função dela é a produção de espermatozoide. A avaliação é feita por meio do toque retal, um procedimento simples e rápido que ajuda a prevenir o câncer de próstata — uma das doenças mais comuns no Brasil.
Avaliações sanguíneas
A saúde do homem também precisa ser analisada por meio de exames de sangue. Os principais deles são:
- hemograma completo: avalia glóbulos brancos e vermelhos, leucócitos e plaquetas. Assim, consegue ver se há presença de infecções e até mesmo de leucemia;
- glicemia e insulina: mostra se os níveis de açúcar no corpo estão dentro da normalidade, ou seja, se não há ocorrência de diabetes tipo 2 ou tipo 1;
- colesterol total (LDL e HDL);
- triglicerídios: verifica a quantidade de gordura no organismo.
Análises Cardiovasculares
Para descartar problemas ligados ao sistema cardiovascular, o indicado é realizar um eletrocardiograma ou testes ergométricos, por exemplo. É fundamental também aferir a pressão. Aliás, esse último cuidado pode ser feito até mesmo em casa.
Exames relacionados à saúde sexual
Por último, mas não menos importante, os homens também devem fazer os exames ligados à saúde sexual. São eles: teste anti-sífilis e anti-HIV. Além disso, os médicos recomendam análises para descartar casos de hepatite B e C.
Outros cuidados importantes
Nunca é demais lembrar que, para a saúde e qualidade de vida, seja de homens ou de mulheres, é fundamental manter uma alimentação saudável. A prática de exercícios físicos também proporciona benefícios para a vida inteira.
Gostou das nossas dicas? Confira mais informações sobre vida saudável aqui no blog e, também, no site Bemol Farma!